O Kilombo Souza, que fica em Santa Tereza, comemora com o evento Feijoada Ancestral os cinco anos do registro pela Fundação Palmares, os 114 anos do Kilomobo, 03 anos de reconhecimento como patrimônio imaterial.
E é pra comemorar mesmo, pois há cinco anos, as 30 pessoas que vivem no local, enfrentaram o fantasma do despejo, que seria no dia 25 de julho de 2019, depois de um longo processo que rolou na justiça por 50 anos. Foi preciso muita luta e o envolvimento de muita gente até que a situação foi resolvida poucas horas do despejo anunciado.
O evento terá ainda atrações especiais como Samba Na Jira, Pagode do Pelezinho, exposição de fotos e uma feira de artesanato super legal!
A área que já teve 6.000m², atualmente tem 2.500m², onde, em 14 casas vivem 30 pessoas da Família Souza, que chegou ali em 1910, quando o casal Petronillo de Sousa (1879, ex-escravisado e sua esposa Elisa da Conceição (1887) adquiriu o terreno. Lá Elisa cultivava horta, criava porcos e galinhas que era vendidos para os moradores da nova capital.
Serviço
Feijoada Ancestral
Kilombo Souza
Rua Teixeira Soares, 895 a 1001
Valor do Ingresso R$ 30,00, com direito a uma Feijoada, música ao vivo e exposição de artesanato.
É preciso retirar o ingresso com antecedência pela Sympla
De 12 às 20h – dia 3 de agosto.
Quem quiser saber mais sobre essa história acesse o www.santaterezatem.com.br e digite na busca Kilombo Souza, que você vai encontrar várias reportagens sobre o assunto.